O que é Pascom e qual a sua importância?

O que eu digo a vocês na escuridão, falem à luz do dia; o que é   sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. (Mt, 10:27)

Pascom é uma sigla que significa Pastoral da Comunicação, criada para divulgar todas as ações que a Igreja realiza no intuito de continuar o que foi a nós confiado por Jesus Cristo: Evangelizar, divulgar a Boa Nova.

A Pascom é a pastoral do ser e do estar com toda a comunidade, auxiliando a Igreja em sua importante e complexa missão de se manter em constante diálogo com a sociedade. Foi criada com o intuito de fortalecer as relações entre as comunidades, gerando unidade entre todas as pastorais, movimentos, serviços e organismos.  Tem como foco ouvir as necessidades e divulgar as ações realizadas por todas as pastorais que atuam na Igreja, tornando-se um importante canal de comunicação, com o objetivo de chegar a todas as pessoas, tanto as que já estão inseridas na realidade eclesial, quanto as que ainda não realizaram essa experiência de fé. Ser agente da Pascom é ser um comunicador comprometido com a Verdade, a Fé e a Esperança.

Aprovada no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, a partir da promulgação do Documento 99 da CNBB, em março de 2014, a Pascom passou a ser definida como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja, tendo como missão irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral voltadas para a ação evangelizadora eclesial.

Para dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo (SP), o Diretório contribuiu especialmente para deixar claras as especificidades de cada um dos âmbitos de atuação entre o trabalho pastoral e o trabalho profissional, comentando que “Percebemos que isso de fato ajudou as dioceses a encaminharem melhor os setores de comunicação”. O bispo considera importante incentivar os trabalhos voluntários, sobretudo em tempos de descentralização da produção de conteúdos e informações: “Em posse de um celular, todos têm um potencial enorme de comunicar. Trata-se de um serviço missionário, que deve brotar no coração de cada um que tem esse dom”.

Para Sthefany Queiroz, coordenadora, desde junho de 2020, da Pascom na Paróquia Bom Pastor da Praia da Costa, essa pastoral é fundamental para o desenvolvimento das ações eclesiais, “em especial neste momento de pandemia”. Segundo ela, foi aí que a Pascom realmente se formou na paróquia Bom Pastor, destacando sua notória importância nesse processo de evangelização no momento em que muitos ficam em casa e dependem desse voluntariado para se conectarem com Deus, com a comunidade, e com os irmãos e irmãs, a partir do que é veiculado nas redes sociais da paróquia.

A Pascom se tornou essencial no dia a dia de nossa paróquia, sendo a ponte de evangelização através dos meios digitais que, juntamente com a pastoral, vem crescendo e evoluindo a cada dia. “Fazer parte dessa pastoral é gratificante, pois vejo o quanto a evangelização está crescendo e alcançando o coração de diversos paroquianos, além de chegar àqueles que estão longe da comunidade. Ser Pascom é comunicar, partilhar e evangelizar”, diz Sthefany.

Andrei Vieira Rosa, voluntário desde março do ano passado na Bom Pastor, considerou a transmissão online das missas um momento muito importante de levar o Evangelho aos fiéis que estão em casa durante a pandemia, sem poder acompanhar presencialmente. Essa nossa missão acolheu tanto os fieis que já atuam na paróquia, quanto os que não participam, e até aqueles que moram longe de nossa região paroquial. “Levar esse alimento espiritual, a reflexão da Palavra para as pessoas neste momento é muito importante”, diz ele.

A Pascom da Bom Pastor é responsável pelo site da Paróquia, onde são publicados textos formativos e informativos; pela página no Instagram e no Facebook, onde compartilhamos fotos, vídeos e transmissões ao vivo dos diversos momentos vividos pela comunidade. Além disso, mantemos um canal no YouTube onde serão iniciadas em breve também as transmissões da Santa Missa ao vivo.

Temos muitas ideias para estreitar ainda mais a comunicação com a comunidade, mas, para isso, precisamos de mais gente disposta a colocar a mão na massa. Se você gosta de escrever, fotografar, filmar, editar vídeos, ou mexer com design, a Pascom pode ser a pastoral certa para você! Venha ouvir o chamado de Jesus, venha evangelizar com a Paróquia Bom Pastor.