Especial Doutrina Social da Igreja
Conheça textos de Dr Rômulo Felix sobre o cuidado aos mais caros aos olhos de Deus.
DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA 1
INTRODUÇÃO
Uma das grandes preciosidades da Santa Igreja Católica e também parte do Seu corpo Doutrinário, é a sua Doutrina Social. Nela a Igreja Católica tem toda a sua Doutrina para as ações temporais da humanidade no campo social e político. Não visa ditar de forma técnica as ações a serem realizadas nesses campos, pois essas ações cabem aos leigos, mas visa por luz para que essas ações de fato sejam para o verdadeiro desenvolvimento integral do homem todo e de todo o homem1 e tenham como fim o bem comum, entendido como o conjunto de condições da vida social que permitem ao homem atingir mais plena e facilmente a própria perfeição2 que nada mais é que a santidade, pois é na configuração a Cristo que o homem se torna plenamente livre, desenvolvido integralmente e atinge sua perfeição.
A Doutrina Social da Igreja se fundamenta na Doutrina perene de Cristo desde o período apostólico até o nosso tempo, mas como um corpo doutrinário organizado, nasceu em 1891 com a Encíclica Rerum novarum do papa Leão XIII e desde então vem sendo construída no tempo através de Documentos papais ou do Magistério a ele subordinado, com temas sociais, segundo as necessidades temporais de cada período em que esses Documentos foram escritos. Cada Documento mantem uma unidade que dá à Doutrina Social seu formato de corpo único, pois cada Documento possui o mesmo fundamento, mesmo que tenham sido escritos por demandas temporais diferentes.
Quais são os fundamentos da Doutrina Social da Igreja?
Basicamente a Doutrina Social possui
dois fundamentos:
- A Revelação Divina – A Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo encerra toda a Revelação de Deus. É o Deus feito Homem, solidário à humanidade, que dá sentido e coesão a Doutrina Social.
- A
Ordem Natural ou Lei Natural – Lei inscrita na consciência de todo ser humano pelo
próprio Deus e que o homem está obrigado a reconhecê-la e respeita-la3. O Papa Emérito Bento XVI explica bem o que é
lei natural no seguinte trecho de um de seus discursos: “Tal lei, à qual se
refere também o Apóstolo Paulo (cf. Rm 2, 14-15), está inscrita no coração do
homem e, por conseguinte, também hoje não é simplesmente inacessível. Esta
lei tem como seu princípio primordial e generalíssimo o de ‘fazer o bem e
evitar o mal’. Trata-se de uma verdade cuja evidência se impõe
imediatamente a cada um. Dela brotam os outros princípios mais particulares,
que regulam o juízo ético sobre os direitos e os deveres de cada um. Trata-se
do princípio do respeito pela vida humana, desde a sua concepção até ao seu
termo natural, pois este bem da vida não é uma propriedade do homem, mas um dom
gratuito de Deus. Trata-se também do dever de buscar a verdade, pressuposto
necessário de todo o verdadeiro amadurecimento da pessoa. […] A lei
natural é a nascente de onde brotam, juntamente com os direitos fundamentais,
também imperativos éticos que é necessário respeitar.” 4
Essa lei natural está perfeitamente sintetizada nos 10 Mandamentos.
Por que a Igreja possui uma Doutrina Social para orientar os homens na sua temporalidade se sua maior finalidade é a salvação das almas em Cristo Jesus, ou seja, possui um olhar voltado para eternidade?
Exatamente por essa finalidade da salvação das almas é que cabe a Igreja velar por todos os valores e atividades que possam afetar o progresso religioso do homem e tudo que está ligado intimamente ao homem afeta sua vida religiosa e isso inclui a política e o social, já que são realidades exclusivamente humanas e às quais o homem necessita para o seu progresso seja como indivíduo, seja como sociedade, sendo assim, essas realidades possuem um valor moral o qual cabe à Igreja velar.
Tudo que afeta o progresso religioso do homem, afeta também sua busca pela verdade e consequentemente, afeta seu conhecimento de Cristo e põe em risco a salvação de sua alma. Por outro lado, o homem que se afasta da verdade, põe em risco sua própria existência e de toda a sociedade humana, já que quanto mais afastado da verdade o homem está, menos o homem reconhece a lei natural inscrita no seu ser e mais o homem atenta contra as leis fundamentais de sua existência, em especial o respeito pela vida humana desde a sua concepção até ao seu termo natural, o que também põe em risco a salvação de sua alma.
Fica então claro, nesse texto, a importância dos leigos, a quem cabe a ação na vida política e social, conhecerem a Doutrina Social da Igreja para que possam viver essas realidades conforme a vontade de Deus e para o bem de toda a sociedade humana.
Nos próximos textos irei detalhar melhor a Doutrina Social para facilitar a compreensão de todos sobre esse grande patrimônio da Igreja ainda tão pouco explorado, tendo em vista as mazelas sociais e políticas que vivemos, frutos de uma humanidade que negando a Luz que a Igreja nos traz com sua Doutrina Social, preferem seguir ideologias que negam a Revelação Divina e a lei natural e acabam levando o homem a criar estruturas de pecados e perverter toda ordem social. 5
Salve Maria e Viva Cristo Rei!
Rômulo Felix do Rosário, casado, pai de 5 filhos, sendo 3 no Céu, médico pediatra, professor no Centro Anchieta (www.centroanchieta.org), uma iniciativa de fiéis católicos que visa promover a cultura católica nos mais variados âmbitos da vida do homem tendo como finalidade a busca da santidade. Coordenador do Projeto Social Vida, um grupo pró-vida da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, área pastoral de Vila Velha e Ministro Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucaristia na mesma paróquia.
Referências
- Encíclica Populorum progressio, São Paulo VI, 1967, p.42.
- Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 2005, cân. 164.
- Carta do Cardeal Angelo Sodano ao cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, 2004, p. 3.
- Discurso do Papa Bento XVI aos Participantes do Congresso Sobre Lei Moral Natural Promovido pela Pontifícia Universidade Lateranense, p. 3. 5
- Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 2005, cân. 116-117.