Confira como foi a construção história da Doutrina Social da Igreja

Dr Rômulo Felix aprofunda nesse especial Doutrina Social da Igreja a construção do conhecimento teológico com viés social ao longo dos séculos.

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

A Doutrina Social da Igreja foi sendo formada pelos Documentos com temáticas sociais dos papas e do Magistério a ele subordinado. Ela é parte do corpo Doutrinário da Igreja e tem seu fundamento na Pessoa de Cristo Jesus e na lei natural, como explicado no texto de introdução.

Como um corpo doutrinário organizado ela foi iniciada na Encíclica Rerum novarum, de 1891, do Papa Leão XIII, considerada a carta magna da Doutrina Social e a partir desse Documento foram acrescidos outros para atualiza-la ou acrescentar novas luzes às realidades temporais de cada época.

Dentre os Documentos sociais que foram escritos no decorrer do tempo, quero nesse breve texto destacar alguns:

Rerum novarum, 1891, Papa Leão XIII:

  • Denunciou as graves consequências sociais que o liberalismo gerou1 e excluiu de forma radical o socialismo como remédio, considerando-o um mal ainda maior.2

Quadragésimo anno, 1931, Papa Pio XI:

  • Escreveu em comemoração ao aniversário de 40 anos da Rerum novarum e afirmou que toda ação política somente é justa quando está subordinada à Moral Católica, sendo fundamental que todo governo seja virtuoso para que suas ações políticas, sociais e econômicas sejam também virtuosas para benefício do bem comum.3

Divinis redemptoris, 1937, Papa Pio XI:

  • Escreveu contra o comunismo, definindo-o como intrinsicamente perverso e, por isso, radicalmente incompatível com a Igreja Católica4 e afirmou que o caminho para o comunismo foi preparado pelo liberalismo.5

Radiomensagens Natalina, 1939 a 1953, Papa Pio XII:

  • Deu particular importância à conexão entre moral e direito, onde a segunda se subordina a primeira, insistindo sobre a noção de direito natural como alma de um ordenamento social, pois não há verdadeira ordem social quando o direito não tem por fundamento a lei natural.6

Pacem in terris, 1963, Papa São João XXIII:

  • Contém uma primeira aprofundada reflexão da Igreja sobre os direitos humanos, sendo esses direitos fundamentados na verdade acerca do homem, ou seja, o homem imagem e semelhança de Deus e remido pelo Sangue do Cordeiro, Cristo Senhor.7

Concílio Vaticano II, 1965:

  • Destacam-se dois Documentos sociais: a Gaudium et spes e Dignitatis humanae, onde no primeiro Documento a Igreja abordou temas da sociedade humana como família, cultura, política à luz de uma correta visão do homem fundamentados nos princípios da Igreja 8 e no segundo Documento proclamou o direito à liberdade religiosa, mas reafirmando que a única verdadeira religião é a Católica.9

Populorum progressio, 1967, Papa São Paulo VI:

  • Afirmou que o verdadeiro desenvolvimento humano só é possível quando é integral, ou seja: o homem na sua dimensão temporal (imanente) e sobrenatural (transcendente), com primazia da dimensão sobrenatural; e de todos os homens, ou seja, que a todos sejam dadas as condições para esse desenvolvimento integral.10

Sollicitudo rei socialis, 1987, Papa São João Paulo II:

  • Afirmou que o verdadeiro desenvolvimento não pode limitar-se à multiplicação dos bens e dos serviços, mas deve contribuir para a plenitude do “ser” do homem, ou seja, não pode excluir a união e dependência do homem para com Deus, razão do seu “ser”.11

Centesimus annus, 1991, Papa São João Paulo II:

  • Afirmou que só há um autêntico desenvolvimento humano quando se reconhece em cada homem a imagem de Deus.12

Caritas in veritate, 2009, Papa Emérito Bento XVI:

  • Afirmou que só no amor, na verdade, é possível o homem alcançar seu verdadeiro desenvolvimento 13, não sendo possível alcança-lo nas ideologias humanas14, mas apenas no Depósito da Fé à qual a Igreja é responsável.15

Laudato si’, 2015, Papa Francisco:

  • Relacionou os males ecológicos e a pobreza humana ao pecado do homem16 e propõe um modelo de ecologia ambiental, econômico e social que recupere os valores humanos fundamentados na Doutrina da Igreja.17

Rômulo Felix do Rosário, casado, pai de 5 filhos, sendo 3 no Céu, médico pediatra, professor no Centro Anchieta (www.centroanchieta.org), uma iniciativa de fiéis católicos que visa promover a cultura católica nos mais variados âmbitos da vida do homem tendo como finalidade a busca da santidade. Coordenador do Projeto Social Vida, um grupo pró-vida da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, área pastoral de Vila Velha e Ministro Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucaristia na mesma paróquia.


Referências:

  1. Encíclica Rerum novarum, Papa Leão XIII, 1891, p. 2.
  2. Encíclica Rerum novarum, Papa Leão XIII, 1891, p. 3.
  3. Encíclica Quadragésimo anno, Papa Pio XI, 1931, parte II
  4. Encíclica Divinis redemptoris, Papa Pio XI, 1937, p. 58.
  5. Encíclica Divinis redemptoris, Papa Pio XI, 1937, p. 16
  6. Compêndio da Doutrina Social, cân. 93
  7. Compêndio da Doutrina Social, cân. 95
  8. Compêndio da Doutrina Social, cân. 96
  9. Concílio Vaticano II, Constituição Dignitatis humanae, 1965, p. 1.
  10. Encíclica Populorum progressio, Papa São Paulo VI, 1967, p. 20.86.
  11. Compêndio da Doutrina Social, cân. 102
  12. Encíclica Centesimus annus, Papa São João Paulo II, 1991, p.22.
  13. Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 1.
  14. Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 53.
  15. Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 9.
  16. Encíclica Laudato Si’, Papa Francisco, 2015, p. 66.
  17. Encíclica Laudato Si’, Papa Francisco, 2015, p. 138 – 142.