Confira como foi a construção história da Doutrina Social da Igreja
Dr Rômulo Felix aprofunda nesse especial Doutrina Social da Igreja a construção do conhecimento teológico com viés social ao longo dos séculos.
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
A Doutrina Social da Igreja foi sendo formada pelos Documentos com temáticas sociais dos papas e do Magistério a ele subordinado. Ela é parte do corpo Doutrinário da Igreja e tem seu fundamento na Pessoa de Cristo Jesus e na lei natural, como explicado no texto de introdução.
Como um corpo doutrinário organizado ela foi iniciada na Encíclica Rerum novarum, de 1891, do Papa Leão XIII, considerada a carta magna da Doutrina Social e a partir desse Documento foram acrescidos outros para atualiza-la ou acrescentar novas luzes às realidades temporais de cada época.
Dentre os Documentos sociais que foram escritos no decorrer do tempo, quero nesse breve texto destacar alguns:
Rerum novarum, 1891, Papa Leão XIII:
- Denunciou as graves consequências sociais que o liberalismo gerou1 e excluiu de forma radical o socialismo como remédio, considerando-o um mal ainda maior.2
Quadragésimo anno, 1931, Papa Pio XI:
- Escreveu em comemoração ao aniversário de 40 anos da Rerum novarum e afirmou que toda ação política somente é justa quando está subordinada à Moral Católica, sendo fundamental que todo governo seja virtuoso para que suas ações políticas, sociais e econômicas sejam também virtuosas para benefício do bem comum.3
Divinis redemptoris, 1937, Papa Pio XI:
- Escreveu contra o comunismo, definindo-o como intrinsicamente perverso e, por isso, radicalmente incompatível com a Igreja Católica4 e afirmou que o caminho para o comunismo foi preparado pelo liberalismo.5
Radiomensagens Natalina, 1939 a 1953, Papa Pio XII:
- Deu particular importância à conexão entre moral e direito, onde a segunda se subordina a primeira, insistindo sobre a noção de direito natural como alma de um ordenamento social, pois não há verdadeira ordem social quando o direito não tem por fundamento a lei natural.6
Pacem in terris, 1963, Papa São João XXIII:
- Contém uma primeira aprofundada reflexão da Igreja sobre os direitos humanos, sendo esses direitos fundamentados na verdade acerca do homem, ou seja, o homem imagem e semelhança de Deus e remido pelo Sangue do Cordeiro, Cristo Senhor.7
Concílio Vaticano II, 1965:
- Destacam-se dois Documentos sociais: a Gaudium et spes e Dignitatis humanae, onde no primeiro Documento a Igreja abordou temas da sociedade humana como família, cultura, política à luz de uma correta visão do homem fundamentados nos princípios da Igreja 8 e no segundo Documento proclamou o direito à liberdade religiosa, mas reafirmando que a única verdadeira religião é a Católica.9
Populorum progressio, 1967, Papa São Paulo VI:
- Afirmou que o verdadeiro desenvolvimento humano só é possível quando é integral, ou seja: o homem na sua dimensão temporal (imanente) e sobrenatural (transcendente), com primazia da dimensão sobrenatural; e de todos os homens, ou seja, que a todos sejam dadas as condições para esse desenvolvimento integral.10
Sollicitudo rei socialis, 1987, Papa São João Paulo II:
- Afirmou que o verdadeiro desenvolvimento não pode limitar-se à multiplicação dos bens e dos serviços, mas deve contribuir para a plenitude do “ser” do homem, ou seja, não pode excluir a união e dependência do homem para com Deus, razão do seu “ser”.11
Centesimus annus, 1991, Papa São João Paulo II:
- Afirmou que só há um autêntico desenvolvimento humano quando se reconhece em cada homem a imagem de Deus.12
Caritas in veritate, 2009, Papa Emérito Bento XVI:
- Afirmou que só no amor, na verdade, é possível o homem alcançar seu verdadeiro desenvolvimento 13, não sendo possível alcança-lo nas ideologias humanas14, mas apenas no Depósito da Fé à qual a Igreja é responsável.15
Laudato si’, 2015, Papa Francisco:
- Relacionou os males ecológicos e a pobreza humana ao pecado do homem16 e propõe um modelo de ecologia ambiental, econômico e social que recupere os valores humanos fundamentados na Doutrina da Igreja.17
Rômulo Felix do Rosário, casado, pai de 5 filhos, sendo 3 no Céu, médico pediatra, professor no Centro Anchieta (www.centroanchieta.org), uma iniciativa de fiéis católicos que visa promover a cultura católica nos mais variados âmbitos da vida do homem tendo como finalidade a busca da santidade. Coordenador do Projeto Social Vida, um grupo pró-vida da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, área pastoral de Vila Velha e Ministro Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucaristia na mesma paróquia.
Referências:
- Encíclica Rerum novarum, Papa Leão XIII, 1891, p. 2.
- Encíclica Rerum novarum, Papa Leão XIII, 1891, p. 3.
- Encíclica Quadragésimo anno, Papa Pio XI, 1931, parte II
- Encíclica Divinis redemptoris, Papa Pio XI, 1937, p. 58.
- Encíclica Divinis redemptoris, Papa Pio XI, 1937, p. 16
- Compêndio da Doutrina Social, cân. 93
- Compêndio da Doutrina Social, cân. 95
- Compêndio da Doutrina Social, cân. 96
- Concílio Vaticano II, Constituição Dignitatis humanae, 1965, p. 1.
- Encíclica Populorum progressio, Papa São Paulo VI, 1967, p. 20.86.
- Compêndio da Doutrina Social, cân. 102
- Encíclica Centesimus annus, Papa São João Paulo II, 1991, p.22.
- Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 1.
- Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 53.
- Encíclica Caritas in veritate, Papa Emérito Bento XVI, 2009, p. 9.
- Encíclica Laudato Si’, Papa Francisco, 2015, p. 66.
- Encíclica Laudato Si’, Papa Francisco, 2015, p. 138 – 142.